15/10/06…cheia de idéias…

Dia dos professores!
Bem, nem sei se quero comentar a respeito do significado desta data. Ainda tenho muitas dúvidas a respeito da minha vocação, não sei se é isso mesmo que vou ser quando crescer hehe, porém no momento estou muito feliz fazendo isso. Acho que seria melhor se eu desse mais aulas de português, mas enfim…a gente vai procurando, porque quem procura acha…haha
 
Tenho muitas idéias em mente, possíveis projetos, possíveis matérias, possíveis mudanças que seriam necessárias, muitas vontades, muitos sonhos…ich…tanta coisa que eu tô pensando, mas por enquanto não quero falar muito sobre elas. Na verdade já comentei com duas pessoas, uma hoje e uma sexta passada, por enquanto basta.
 
Ontem foi um sábado bem engraçado no fim das contas, digo, noite de sábado. Ficamos conversando até 3h da madrugada, eu, Sue e um amigo nosso do IEL…haha…saiu até a idéia de fazer um guia pra vender no dia da excursão pro museu da língua portuguesa com todas as dicas do que não fazer, não levar, não vestir etc. A Sue foi ótima, ensinou até como devemos comer o lanche de pão com mortadela do mercadão: "pelas bordas", porque segundo a própria o lanche é tão grande, mas tão grande que não tem como mordê-lo naturalmente hehe.
 
Por falar em museu, uma semaninha. Tô super empolgada. Melhor que isso só se fossemos na Bienal também. Ia ser muito legal uma excursão pra lá.
 
Agora um textinho bem massa sobre crase. Estou ensinando isso pros meus pupilos particulares, ou melhor revisando né. É algo muito fácil,meio chatinho de estudar mas fácil, só precisamos pensar na hora de usar, nada tão terrível. Terrível mesmo é esse povo enfiando crase em tudo quanto é "a" que aparece nos textos…hahaha…bem, como diz um professor meu lá do IEL, o Sírio: Na dúvida não use!…e é bem isso mesmo, se não sabe usar não use.
 

 

Volta às aulas – Fernando Sabino

 

– Esta frase aí: VOLTA AS AULAS. Falta um acento no A.

Intrigada, ela olhou para o quadro, tornou a olhar para mim:

– Acho que o senhor está enganado. É volta as aulas assim de um modo geral.

– Ah, a senhora está querendo dizer que as aulas voltaram? Pois então continua errado: neste caso, devia ser VOLTAM AS AULAS, com o verbo no plural.

– Não é isso não: o verbo é no singular mesmo. É assim como se fosse um aviso, para o aluno voltar ao colégio, pois as férias acabaram.

– É o que eu estou dizendo: voltar AO colégio. NO masculino, tem a preposição A e o artigo O. Logo, no feminino, tem de ter o acento: volta ÀS aulas. ÀAAS AULAS!

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Observações

  1. Adorei o textinho! haha Vou usar ele quando tiver que falar sobre crase…afinal, não é tão confuso.. é meio óbvio! hehe Eh que como não faz diferença na fala, as pessoas têm dificuldade de entender (assim como esse maldito acento ^ no e de TÊM no plural! hahah) É a sina de nós, professores de português tentar explicar coisas que não têm explicação, é por que é, oras! hahah Adorei nossa conversa madrugada a dentro.. e podem parar com essa idéia de fazer esse manual aí! Já falei, 70% dos lucros! hahaha Vc vai adorar o passeio, tenho certeza!! Bjusssss!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>