17/10/06…devaneios depois da leitura do Saussure…

Tanta coisa na minha cabeça…
Ontem eu e a Laís apresentamos um seminário sobre um texto, que falava da ambigüidade, na aula de tradução. Foi bem legal, discutimos muitas teorias e no meio delas a autora citava a teoria de Saussure. Juro, me senti no primeiro ano de faculdade, revendo todas essas idéias saussurianas, e lógico, sobrou pra euzona aqui explicar o cara né, já que a Laís está no primeiro ano e bem, acho que ainda não tinha visto nada a respeito dele (não sei como o novo currículo está estruturado qto a distribuição dos assuntos que aprendemos no antigo)
 
Então lá vai, eu começo a falar, falar e falar, e não é que no fim das contas eu consegui explicar direitinho. Fiquei até orgulhosa de pensar no assunto depois porque como a Teka mesmo disse nós temos duas possibilidades de entendimento de algum assunto: uma em que você entende mas não domina o assunto pra poder passá-lo adiante, e outra em que você entende o assunto a ponto de poder dissertar tranquilamente sobre ele.
 
O mais interessante é que depois da aula, texto, discussão, fiquei com um pensamento na cabeça: Saussure dizia que o signo é arbitrário, não há nada que prenda o significante ao significado senão uma mera convenção imposta pelos homens. Por isso, nós, humanos, podemos dar muitos significados para uma mesma coisa. E bem, isso é tão mágico. É realmente incrível pensar em quantas coisas nós atribuímos um significado só nosso. Não só palavras, mas tudo na vida. E, às vezes, isso é até ruim, criamos falsas expectativas, falsos pensamentos, enfim, tudo fruto de um significado que só existe apenas para o nosso "eu" e acabamos nos magoando nem sei dizer se inutilmente.
 
Aff…tá meio confuso né, puts, acho melhor nem escrever mais a respeito, meus devaneios estão em alta, então é melhor eu devanear muito e depois voltar aqui pra concluir algo a respeito.
Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>