19/09/10….sobre os posts do Dani…

Depois de mto tempo sem fazer isso, fui dar uma lidinha no blog do Dani. Encontrei algo que realmente fez eu me lembrar o porque amo tanto ter feito Letras e não me arrependo nem por um segundo disso…e porque eu curto ler as coisas que o Dani escreve.
 
Dani diz em seu blog—>"Sabe quando você vai falar de uma pessoa não específica? Geralmete dizemos "fulano" e "ciclano". Não sei a origem dessas palavras, mas sei que, no começo, a palavra era Cicrano, com R mesmo. Ficou Ciclano porque as pessoas passaram a falar assim: é um fenômeno chamado por alguns gramáticos de "hipercorreção": as pessoas acham que uma coisa é errada devido a um erro muito comum (os caipiras costumam trocar o L pelo R em situações semelhantes), e sem querer querendo, mudaram a palavra.
O oposto ocorreu com a palavra escravo. Inicialmente, a palavra era "esclavo" (parecida, se pararmos para pensar, com o inglês "slave"), mas as pessoas começaram a falar "errado" e o errado virou certo.
Língua é assim: em constante mutação, porque ela é feita pelas pessoas, e as pessoas estão em constante mutação, a sociedade está sempre se transformando.
Algumas palavras mudam porque são definidas pela instituição educacional, Pharmacia virou Farmácia. Outras mudam porque as pessoas mudam: Vossa Mercê virou Vosmecê, Você, e hoje nós dizemos "cê" sem qualquer cerimônia. Na língua escrita (muito mais diferente da língua falada do que você pensa), já virou "vc"."
 
Língua é magia pra mim. E Eu adoro tudo relacionada a ela.
Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>