Por que eu releio livros?

Uma pergunta tão simples mas com tantos detalhes para formar um todo de resposta.
Eu releio livros,fato. E eu ADORO reler livros, fato. Mas por que raios eu gosto tanto de relê-los?
Honestamente a primeira coisa que me vem a cabeça é porque eu adoro reviver toda a história que acabei de me apaixonar por, e também porque a cada vez que releio eu mergulho mais a fundo nos detalhes das histórias. E eu sou detalhista, Deussss como eu sou detalhista! Adoro as pequenas coisas. E as pequenas coisas são capazes de feitos grandiosos, a gente só não percebe.
Quando eu era criança, minha mãe sempre nos levava a biblioteca da nossa cidade para podermos alugar livros para ler. Eu adorava. Foi lá que descobri o mundo dos livros da Coleção Vagalume e da rainha diva do romance policial Agatha Christie. Foi lá que li Feliz Ano Velho pela primeira vez e me apaixonei por Marcelo Rubens Paiva. Foi lá que conheci Anne Frank, chorei e sofri com toda sua história. Nossa, foram tantos…
E foi lá que comecei a mania de reler livros também. Eu não sei se minha mãe percebia, mas eu cheguei a pegar o mesmo livro 4 ou 5 vezes e por vezes eu renovava alguns só pra ter o gostinho de ficar mais um pouco perto da história. Digo isso porque minha mãe nunca nos ensinou ou mesmo incitou a releitura. Ela não acredita em releituras. Ela acha que você está perdendo tempo relendo uma obra sendo que temos tantas no mundo pra ler. Mas Deus, eu perdia tempo relendo, e perco até hoje, porque eu simplesmente adoro a sensação da releitura.
Acho que além de rever detalhes você revisita uma memória, como se você estivesse lembrando de algo real da sua vida mesmo. E eu sou uma pessoa que se apega muito nos personagens (razão pela qual ainda não li Games of Thrones) e enfim, você quer passar mais tempo perto que quem você curte, não!?
É isso, eu releio livros porque sou detalhista e adoro reviver as histórias assim como se elas fossem memórias da minha vida. Muito doido!?
102_0131

Compartilhe

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>