A revolução dos Bichos – George Orwell (Animal Farm)

A revolução dos Bichos - George Orwell (Animal Farm)

ScreenHunter_01 Jul. 15 14.53
Este livro foi tão legal de ler quanto o 1984 (só que bem mais rápido pois é bem menor) e ele é mais vibe “fábula” do que “nossa isso poderia acontecer no futuro”. Não que o que tenha sido passado nele não seja baseado em acontecimentos reais, pois foi (o livro é apontado como sátira a União Soviética Comunista), mas mais pelo fato de serem animais falando. Acho que o este livro vale a pena ser lido na fase criança/adololescente e relido na idade adulta, pois as questões políticas mudam muito em nossa cabeça conforme o tempo passa e você vivencia e adquire mais situações/informações.
O livro conta a história dos animais de uma fazenda, que liderados pelos porcos Bola-de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon) tomam o poder da fazenda e expulsam o dono dela na esperança de contruirem um lugar onde todos possam viver como iguais e sem a exploração que havia com a presença dos humanos. Os animais então escrevem 7 mandamentos que serão o guia para essa nova fase de igualdade (descritos abaixo) e com ela começam o novo modo de organização da fazenda.

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais

Com o tempo, Napoleão expulsa Bola-de-Neve da fazendo sob várias acusações que não ficam muito claras, e daquele momento em diante, Bola-de-Neve vira sempre o culpado/sabotador de qualquer coisa que não esteja dando certo no novo governo da fazenda.
Os porcos começam a utilizar a casa do antigo dono da fazenda e a ditar regras que nunca antes haviam sido discutidas com toda a população animal da fazenda. Qualquer animal que se oponha é ligado a Bola-de-Neve, e enfim, não tem um bom final da história. Após mais um período de tempo os porcos modificam os 7 mandamentos iniciais da revolução acrescentando alguns detalhes a alguns mandamentos.

4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis.
5. Nenhum animal beberá álcool em excesso.
6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros

Alguém imagina como a história acaba depois disso?

SPOILER ALERT
*************
Os porcos acabam virando os novos humanos que controlam o resto da fazendo. Napoleão é decretado novo líder por “unanimidade” e a premissa de não se fazer mais negócios com humanos é abandonada quando este começa a negociar com os vizinhos fazendeiros em busca de lucro a custa do resto dos animais da fazenda.
Pra mim a história serve para o Comunismo no geral, ótimo na teoria e no sonho, imperfeito e incapaz de ser utilizado na prática. Nenhuma sociedade até hoje que se propôs a serguir esse regime conseguiu dar certo na premissa do todos iguais.
A história pra mim deixa evidente que num mundo onde as criaturas buscam por singularidade, acaba sendo impossível um governo ou qualquer forma de organização que priorize a igualdade. Ainda mais quando igualdade não é e nem nunca foi sinônimo de justiça para todos.

PARA ESTUDANTES DE INGLÊS
Uma opção fácil e genial pra iniciantes adentrarem o mundo da língua inglesa. História curta e com muito a ensinar tanto no campo linguístico como político/social.

Compartilhe

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>