Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley (Brave New World)

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley (Brave New World)

admiravel
Este livro foi escrito no início de 1900 e continua TÃO atual. É por isso que pra mim ele entra nos the best clássicos ever publicados. Aldous conseguiu criticar um sistema que até hoje funciona da mesma maneira ainda que em menores proporções com relação a esta história.
O mundo narrado por Aldous no livro é distópico, pois foi formado a partir do Fordismo, que é aplicado em todos os setores da sociedade desde sua criação em diante. O Fordismo é tão idolatrado que Ford é tido como um “Deus” nesta sociedade, embora nela ninguém possua religião.
Os primeiros capítulos do livro são gastos nessa descrição minuciosa de como essa sociedade Fordista funciona. Da extinção da familía e produção de pessoas em massa e nos laboratórios, da divisão desta sociedade em “classes/castas” (Ipsilons, Gamas, Deltas, Betas, Alfas) e como estas são condicionadas a acharem que as suas respectivas castas são as melhores desde que são bebês, da utlização do “soma”, uma droga legalizada utilizada cada vez que alguma coisa saia do lugar, alguma angústia/questionamento surgisse, e da extinção da monogamia ou qualquer relação amorosa e como todos são condicionados a acharem que “todo mundo é de todo mundo”.
Após toda esta descrição você começa a conhecer os personagens da história e conhece Bernard Marx, um cidadão pertencente a classe alfa mas que é um pouco diferente fisicamente das pessoas da casta alfa, e por isso tem um sentimento constante de deslocamento nesta sociedade fordista. Bernard gosta de uma colega de trabalho chamada Lenina e em uma viagem com ela para o exterior descobre um lugar chamado Malpaís.
Neste lugar ele encontra Linda e seu filho John. Linda era uma Beta que teve que fugir da “civilização” após descobrir que estava grávida. Gravidez era algo terminantemente proibido já que toda a população era criada em laboratório.
A partir daí a história principal do livro começará a se desenvolver, e enfim, assim como 1984, não espere um final bom para os personagens.
A linguagem utilizada por Aldous é poética (shakespeariana), é detalhista e de um valor descritivo primoroso. É lindo de se ler e denso. Não espere conseguir ler esse livro deitado na cama depois de um dia de estudos ou trabalho. Esse livro requer atenção.
Descrição de uma das sala do setor onde as pessoas eram criadas:
“Apesar do verão que reinava para além das vidraças, apesar do calor tropical da própria sala, a luz tênue que entrava pelas janelas era fria e crua, buscando, buscando, faminta, algum manequim coberto de roupas, algum vulto acadêmico pálido e arrepiado, mas só encontrando o vidro, o níquel e a porcelana de brilho glacial de um laboratório. ”

SPOILER ALERT
*************
Assim como o governo do livro de 1984 tinha o lema “Guerra é paz,Liberdade é escravidão,Ignorância é força” em Admirável Mundo Novo, o estado tem um lema que é “Comunidade, Identidade, Estabilidade”. E pra mim esses lemas dizem muito sobre as sociedades distópicas que são descritas nesses livros.Vale a pena anotá-lo e após os capítulos revê-los para ir percebendo como tudo que acontece encaixa perfeitamente nessas palavras.
O livro tem uma crítica muito evidente a todo sistema capitalista, e em especial ao consumismo na minha opinião, que é extrapolado a todos os setores da sociedade para mostrar como tudo que é demais nunca acaca sendo bom.
É muito interessante ver John primeiramente achando que irá para um “Admirável Mundo Novo” quando sai de Malpaís para depois ver que esse mundo não é tão admirável assim.
É interessante ver como o condicionamento imposto as pessoas desde crianças influi totalmente em seu estilo de vida e valores, inclusive John, que teve valores considerados inadequados a sociedade fordista e vê todos os seus conceitos em conflito quando passa a viver na nova sociedade. O conflito existencial dele é algo genial de se acompanhar, praticamente como se você estivesse participando do experimento em si.
Affe, eu poderia ficar aqui até amanhã falando de tudo que achei de legal no livro, mas me limitarei ao que está aí em cima.
Vale muito a pena ler, mas com calma e se você estiver realmente inteiressado em se aprofundar em questões mais abrangentes que apenas um romance simples.

PARA ESTUDANTES DE INGLÊS
Só leia se você tiver um inglês intermediário a avançado. Há muitas citações shakespearianas e vocabulário rebuscado para um iniciante.
Soma
http://brasamora.com.br/admiravel-mundo-huxley/

Compartilhe

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>