20/09/08…Breaking Dawn, Caetano e os linguistas…

Finalmente botei as mãos no meu Breaking Dawn…mas só botei as mãos…preciso terminar umas coisas aqui before leitura…várias tarefinhas da faculdade pra fazer.
Ontem voltei do IEL até meio tonta dps de um dia de prova…definitivamente odeio ficar confinada num lugar com horário longo e provas longas…vai me dando um siricutico e eu tenho q sair sabe…
Mas eu curti um dos textos que li, que aliás está na net no blog do Caetano (eu nem sabia q ele tinha um blog) e no qual ele meio que mete o pau nos linguistas…achei tão legal pq ele total mostra a opinião geral que circula sobre nós no país…hehehe…e bem, se todo mundo fizesse Letras (numa faculdade decente) ou pelo menos lesse O preconceito linguistico, acho que entenderiam melhor o motivo dos linguistas meterem o pau no Pasquali.
O motivo principal das críticas para profissionais como o Pasquali não é diretamente para com a pessoa dele.O que os linguistas condenam é o jeito como eles mostram a norma culta para o povo, fazendo parecer aos olhos de todos que há um CERTO e um ERRADO na língua, que há um tipo de português que é "melhor". Isso é mentira, isso é mito e é isso que os linguistas condenam. Não há na nossa língua e nem em qualquer outra uma variedade que seja melhor ou pior, certa ou errada. O que há são tendências. A língua é algo vivo e está em constante mudança, por isso cada fênomeno que nela ocorre tem um porque. Há um porque para as pessoas falarem nóis, tavam, cê, etc etc…e falar nóis não é necessariamente errado.
Nós temos a norma culta para que haja entendimento entre pessoas de várias regiões falantes do mesmo idioma quando estas vão se comunicar, e é por isso que um cara daqui de Sampa se ler um texto ou um livro ou for a uma palestra dum cara lá do Acre essas duas pessoas vão se entender, ou melhor ainda, se lermos algo escrito lá em Portugal, é bem provavel que entendamos praticamente tudo. É necessário haver um padrão, mas a existência desse padrão não impede e nem dita que só falemos dessa maneira.
Não sei se as pessoas que lerem isso aqui e não forem da minha faculdade vão entender, mas enfim, espero que pelo menos tenham pegado o espírito da coisa. Há tanto sobre a nossa língua a ser aprendido e compreendido que eu antes de entrar na graduação tbém nem imaginava. 
Bem, mudando de assunto, essa semana quase tive um treco ao ver o 3o episódio de OTH…triste pá caraiooo…chorei pq não aguentei de ver o qto todo mundo sofreu com a morte do Q. E o Jamie colocando a capa de super herói no caixão foi total de cortar o coração de qquer um.
Aiii…agora eu vou…preciso fazer o que devo para poder mergulhar no Breaking Dawn assim como deve ser hehehehe…
 
Compartilhe

Deixe uma resposta

Observações

  1. eu tambem chorei! o.o,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>